sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O que é Paradoxo:

Paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade. É uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que mesmo opostas no sentido vão se fundir num mesmo enunciado, é uma declaração que aparentemente é verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica, ou que contradiz a intuição comum. A identificação de paradoxos tem auxiliado o progresso da ciência, matemática e da filosofia.

Paradoxo vem do latim e do grego. O prefixo “para” quer dizer contrário a, ou oposto de, e o sufixo “doxa” quer dizer opinião. O paradoxo muitas vezes depende de uma suposição da linguagem falada, visual ou matemática, porque modela a realidade descrita.

Os paradoxos ditos verídicos produzem um resultado absurdo embora seja demonstrado como verdadeiro. Os paradoxos falsídicos mostram um resultado que parece falso como também é falsa a demonstração. - Todos os cavalos são da mesma cor. Num conjunto onde contem um único cavalo, todos os cavalos são da mesma cor.Um paradoxo, que não é verídico nem falsifico pertence à classe da antinomia, que é uma declaração que chega a um resultado auto-contraditório, aplicando meios de raciocínio aceitáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário