segunda-feira, 1 de abril de 2013

A verdade do caminho da cessação do sofrimento (marga)

A senda óctupla é o caminho que conduz à extinção do sofrimento:

· visão correta
· intenção correta;
· fala correta,
· ação correta
· meio de vida correto;
· esforço correto,
· atenção correta
· concentração correta.


A senda óctupla (sânsc. ashtanga-marga) é assim chamado por ser dividida em oito partes. Este é
o caminho do meio, o caminho do despertar, que conduz ao estado incondicionado do nirvana,
livre da ilusão do eu, da impermanência e do sofrimento.
A razão porque a penetração das quatro nobres verdades pode conferir essa imutável nobreza de
espírito está implícita nas quatro tarefas que nos são impostas. Tomando essas tarefas como o
desafio da nossa vida – o desafio como seguidores do Iluminado – de qualquer que seja o estágio
de desenvolvimento a partir do qual iniciamos, podemos gradualmente avançar em direção à
infalível compreensão dos nobres.
A primeira nobre verdade, a verdade do sofrimento, deve ser plenamente entendida: a tarefa
que nos é dada é o completo entendimento. Uma marca característica dos nobres é que eles não
seguem pelo curso da vida de modo impensado, mas se esforçam em compreender a existência à
partir de dentro de si, da maneira mais honesta e completa possível. Para nós, também, é
necessário refletir acerca da natureza da nossa vida. Nós precisamos examinar a fundo o profundo
significado de uma existência atada por um lado pelo nascimento e do outro pela morte, e sujeita a
todos os tipos de sofrimento detalhados pelo Buddha nos seus discursos.
A segunda nobre verdade, acerca da origem do sofrimento, significa a tarefa do abandono.
Um nobre é um nobre porque ele iniciou o processo de eliminação das contaminações que estão na
raiz do sofrimento, e nós também, se aspiramos alcançar o nível dos nobres, devemos estar
preparados para resistir ao encanto sedutor das contaminações. Enquanto que a erradicação do
desejo somente pode ser obtida com as realizações supramundanas, mesmo no desenrolar diário de

nossas vidas mundanas podemos aprender a moderar as manifestações mais grosseiras das
contaminações, e através da apurada auto observação podemos gradualmente afrouxar o seu
controle sobre os nossos corações.
A terceira nobre verdade, a cessação do sofrimento, significa a tarefa da realização. Apesar de
que Nibbana, a extinção do sofrimento, pode ser somente realizada pessoalmente pelos nobres, a
confiança que depositamos no Dhamma como nosso guia para a vida nos mostra o que deveríamos
selecionar como aspiração final, como o que em última instância possui mais valor. Uma vez que
tenhamos entendido o fato de que todas as coisas condicionadas no mundo, sendo impermanentes
e sem substância, não podem jamais nos proporcionar plena satisfação, podemos então elevar
nosso objetivo para o elemento incondicionado, Nibbana o Imortal, e fazer dessa aspiração o
marco ao redor do qual organizamos nossas escolhas e preocupações do dia a dia.
Finalmente, a quarta nobre verdade, o Nobre Caminho Óctuplo, nos proporciona a tarefa do
desenvolvimento. Os nobres alcançaram o seu status pelo desenvolvimento da senda óctupla, e
enquanto que somente os nobres estão seguros de nunca desviar do caminho, os ensinamentos do
Buddha nos proporcionam instruções meticulosas que necessitamos para trilhar o caminho
culminando no plano dos nobres. Esse é o caminho que faz nascer a visão, que faz nascer o
conhecimento, que conduz à compreensão mais levada, iluminação e Nibbana, a realização
máxima dos nobres.
Primeiro, é preciso conhecer a existência do sofrimento. Depois, deve-se destruir sua causa.
Para isso, deve-se compreender que a cessação do sofrimento é possível. Para consegui-la,
deve-se então praticar o caminho.
Eu conheci a existência do sofrimento,
destruí sua origem,
compreendi sua cessação
e pratiquei o caminho.
Assim, obtive a iluminação insuperável, completa e perfeita. O sofrimento, a causa, a cessação
e o caminho são as quatro verdades nobres. Sem conhecê-las, ninguém pode conseguir a
iluminação. Quem compreendê-las perfeitamente, pode se libertar de todos os sofrimentos.

Budismo-O caminho do meio

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