quarta-feira, 5 de março de 2014

A cabala como crescimento espiritual.

A cabala, palavra que, em hebraico, significa receber, é uma tradição de cinco mil anos cujo propósito é colocar fim a toda dor e sofrimento no mundo. Uma sabedoria judaica que, por muitos séculos foi mantida como um conhecimento hermético. Um novo livro sobre o assunto está sendo lançado. Escrito pelo rabino Michael Berg, 29, nascido em Jerusalém e hoje, diretor do Kabbalah Centre, Centro de Estudos da Cabala, que reúne mais de 3,4 milhões de pessoas em mais de 50 sedes ao redor do mundo, o livro mostra como vincular o conhecimento da cabala no cotidiano e fazer dessa sabedoria um princípio de vida.


Apesar da pouca idade, Michael Berg, que vive em Los Angeles, é filho do renomado rabino Berg que legou do rabi Yehuda Brandwein, então líder do Centro de Cabala em Jerusalém, tido como um dos maiores mestres do século 20, a responsabilidade de sucedê-lo como líder do centro de estudos. E foi, assim, nesse ambiente de prática familiar da cabala, que Michael Berg absorveu a essência da cabala. " Ela faz parte da minha vida desde sempre", sentencia.
Segundo ele, o verdadeiro objetivo da cabala é melhorar a vida das pessoas. " Se alguém quer estudar matemática, para chegar a equações complicadas e teoremas complexos, precisa antes aprender os números e as operações básicas. Na cabala, também temos as idéias básicas, que na verdade são o fundamento de tudo que existe de mais profundo. Aplicando na
vida os conceitos cabalísticos básicos, podemos efetuar grandes transformações positivas em nossas vidas. O livro "O Caminho" foi escrito com este propósito, não de tornar o leitor em cabalista, mas sim de lhe proporcionar um entendimento e ferramentas que possam melhorar sua vida, trazendo plenitude espiritual". Mas como um conhecimento milenar pode, ainda hoje, orientar o indivíduo? " A cabala é uma sabedoria atemporal. Quando aprendemos as
leis espirituais que regem a vida, e conseguimos viver em harmonia com essas leis, trazemos luz para nossas vidas.
Quando a luz se acende, a escuridão tem que desaparecer. Aplicando os ensinamentos da cabala na vida diária trazemos plenitude e bem-estar para nossa existência, e para o mundo como um todo, eliminando assim o caos e o sofrimento".
Agenda " O Caminho", Michael Berg com tradução de Shmuel Lemle. Editora Imago. 340 páginas.

"A cabala antecede a qualquer religião

A tradução do livro "O Caminho" no Brasil foi feita pelo judeu Shmuel Lemle, 34, engenheiro e neto do conhecido rabino Henrique Lemle. Estudou e se graduou professor de cabala no próprio Kabbalah Centre, com o rabino Berg e já traduziu outros livros sobre o assunto, entre eles, "O Poder da Cabala", de Yehuda Berg, irmão de Michael Berg e "Astrologia Cabalística, Imortalidade", do rabino Berg.

"Minha experiência como tradutor é extremamente prazerosa e gratificante, porque

aprendo traduzindo e, principalmente, tenho consciência de estar trazendo luz para minha vida. Cada pessoa que ler esse livro e receber bênçãos em sua vida, terei sido o canal para isso ser possível, e assim minha vida também receberá bênçãos , diz o cabalista.

Shmuel Lemle conta como foi sua experiência como aluno e aprendiz dos mestres do Kabbalah Centre e ensina um pouco sobre essa sabedoria milenar.

INFINITO - Fale um pouco sobre o Kabbalah Centre, em Los Angeles.

Shmuel Lemle - O Centro de Cabala é mundialmente, a maior e a principal organização educacional de cabala. Nosso propósito é tornar a antiga sabedoria e as ferramentas da cabala acessíveis para iluminar as mentes e os corações de pessoas, grupos e organizações, não importando a fé ou crença política. Motivado por nenhum outro desejo senão o crescimento espiritual da humanidade, a entidade é uma organização sem fins lucrativos, que busca transformar a vida das pessoas e ajudá-las a entender e a se conectar com a natureza espiritual do universo. Queremos formar uma comunidade de pessoas que vivem de acordo com os ensinamentos cabalísticos. No Brasil, a sede do centro fica no Rio de Janeiro.

Conte a sua experiência com o rabino Berg. Ele é meu mestre e o maior cabalista dos nossos tempos. A primeira vez que fui para o Centro de Cabala de Los Angeles para conhecê-lo, já tinha o desejo de um dia vir a ser professor de cabala. Minha experiência superou qualquer expectativa. Conhecer um verdadeiro mestre espiritual, que realmente está conectado com a luz do Criador é algo muito difícil de se descrever em palavras. A atmosfera de amor e esforço pelo crescimento e transformação que se sente no Centro de Cabala é incrível. E o rabino Berg e sua esposa Karen não somente nos dão o ensinamento, mas o exemplo, trabalhando sem descanso para trazer mais luz espiritual para o mundo. Voltei diversas vezes a Los Angeles, porque todos os professores do centro procuram se atualizar e estar sempre que possível com o rabino Berg, Karen Berg, Yehuda e Michael Berg.

O que é a cabala?

A cabala antecede a qualquer religião ou teologia. Foi dada à humanidade pelo Criador, sem quaisquer pré-requisitos. De acordo com os ensinamentos cabalísticos, o universo opera de acordo com determinados princípios supremos poderosos. Quando aprendemos a compreender e a agir de acordo com esses preceitos, melhoramos enormemente nossa vida presente e, por fim, alcançamos plenitude verdadeira para nós mesmos e para toda a humanidade. Assim como as leis físicas como a gravidade e o magnetismo existem independentemente de nossa vontade e consciência, as leis espirituais do universo influenciam nossas vidas todos os dias e a todo momento. A cabala nos dá o poder de compreender e viver em harmonia com essas leis e a usá-las em benefício nosso e do mundo. A cabala é muito mais do que um sistema filosófico intelectualmente estimulante. É uma descrição precisa da natureza intercombinada da realidade espiritual e física e um complemento de métodos poderosos e práticos para realizar metas valorosas dentro dessa realidade. De forma simples, a cabala proporciona as ferramentas que a pessoa precisa para alcançar felicidade, plenitude e para trazer a luz do Criador para sua vida. É a maneira de adquirir a paz e a alegria que cada ser humano quer e merece no próprio âmago do seu ser.


Na sua opinião, qual a principal mensagem do livro?

O Criador quer que nós sejamos felizes. Para isso, precisamos constantemente nos desenvolver espiritualmente num trabalho de crescimento e transformação. Esse esforço pela transformação é o sentido da vida. Quando vivemos nossa vida de acordo com esse sentido, alcançamos a plenitude. Quer dizer, a plenitude está totalmente ao nosso alcance, só depende de nós.

Como usar a cabala para a nossa transformação espiritual?
A cabala nos ensina que para estimular a luz em nossas vidas temos que transformar nossa natureza de reativa em proativa. Várias ferramentas cabalísticas nos foram dadas para nos ajudar nessa difícil missão. Entre elas, está a meditação cabalística. No livro "O Caminho", Michael Berg nos oferece diversas técnicas de meditação cabalística que podem nos ajudar enormemente na transformação, nos ajudando a agir cada vez mais de acordo com a luz do Criador que existe dentro de cada um de nós.


As causas da dor e do sofrimento

Não somos marionetes do Criador. Somos parceiros juntos com o Criador, no grande processo em andamento da criação e nós mesmos somos a fonte de toda dor e tragédia. Nossas ações , desejos e pensamentos negativos trazem aflição para nossas vidas e para o mundo. Se vivêssemos em um mundo onde os efeitos da ação negativa se manifestassem imediatamente como dor e sofrimento, o elemento de escolha desapareceria de nossas vidas, ensina o rabino Michael Berg.

Para ele, com respeito às leis espirituais, a correlação entre causa e efeito está oculta para preservar o poder de escolha individual. Por isso não levamos um choque elétrico imediatamente cada vez que nos movemos na direção espiritual errada. Da mesma forma não somos imediatamente recompensados cada vez que escolhemos a ação correta. Cabe-nos desenvolver a consciência de nosso comportamento e de sua relação com a lei espiritual. Cabe a nós tomar decisões e fazer escolhas e compreender que conseqüências, tanto boas quanto más, se desenvolverão a partir de nossas ações. A dor é uma oportunidade para corrigirmos nosso comportamento.

Pratique respiração meditativa

Cada vez que respiramos recebemos novamente a vida, do único doador de vida, Cada vez que exalamos, devolvemos uma parte de nós para o universo.

Para praticar a respiração meditativa, você vai precisar de um espaço silencioso e de alguns minutos sem ser interrompido. Comece sentando-se confortavelmente, porém alerta, numa cadeira, ou no chão com as pernas cruzadas, se preferir. Feche os olhos e respire normalmente, mas concentre sua atenção no processo que está acontecendo. Sinta seu peito se expandir ligeiramente quando você inala. Depois quando exala, sinta seus pulmões se contraírem. Depois de alguns momentos, tire seus pensamentos da experiência física de respirar e leve-os para a dimensão espiritual. Quando inalar, compreenda que o sopro da vida está entrando em você e compreenda que esse sopro vem do Criador. Com esse pensamento em mente, prenda a respiração por alguns segundos e experencie de forma completa a sensação da presença divina entrando em seu ser. Solte a respiração e sinta o processo oposto, mas igualmente poderoso que esse ato representa. Fique assim quanto tempo quiser e então retorne suavemente sua consciência para o mundo diário. Quando abrir os olhos poderá sentir como se de alguma forma estivesse vendo tudo pela primeira vez. Permite que isso o inspire a viver cada momento co um compromisso renovado de se tornar uma pessoa que compartilha verdadeiramente e de estimular essa mesma transformação em todas as pessoas que você encontrar.

A inveja é a imagem invertida da alegria
A cabala ensina que o universo não é um produto acabado e que sua construção está prosseguindo neste exato momento. O mundo, portanto, não é algo simplesmente que acontece conosco. É algo que nós fazemos acontecer. O propósito da criação foi o de trazer à existência uma criatura que pudesse derivar prazer da bondade de Deus, escreveu o grande cabalista rabi Moshe Chaim Luzzatto (1707- 1747).

Michael Berg considera a firmação incrível. Significa que tudo veio a existir para que nós o desfrutássemos. Muitas guerras, perseguições e tragédias humanas foram perpetradas ao longo dos séculos, supostamente por serem a vontade de Deus. No entanto, a cabala nos diz que a vontade de Deus é que encontremos prazer em Sua criação.

Assim como a alegria está ligada à gratidão pelo o que o Criador nos deu, a inveja é a falta de gratidão, ensina o cabalista. É um anseio autodestrutivo de ser outra pessoa, de ter a vida de outra pessoa ou algum aspecto dela, com uma rejeição implícita de quem nós somos na verdade. Devemos manter puras as nossas intenções. O anseio pela luz é um sentimento que nos é dado para ajudar em nossa transformação espiritual. O ciúme e a inveja são distorções desse sentimento, e representam uma corrupção do fluxo de energia dos mundos superiores. E a cabala nos ensina que não há nada que a inclinação negativa não tente corromper.





Ana Elizabeth Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário